quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Fatos históricos sobre o IMBA

 


- O primeiro Conservatório Musical de Bagé foi inaugurado em 5 de abril de 1904, durante o governo de José Octávio Gonçalves, através do ato Municipal nº 64/1904, que autorizava a instalação e funcionamento da instituição de Bagé, localizado primeiramente em umas das salas da Intendência Municipal, hoje prefeitura.

- Os primeiros cursos oferecidos foram violino, bandolim, violão, flauta, oboé, piano, canto e solfejo.

- Em 10 de abril de 1921 é inaugurada um novo conservatório denominado “Escola Musical de Bagé”, o futuro IMBA, no governo de Tupy Silveira. Nele eram exercidos os cursos de instrumental de piano e outro Elementar e Teórico Prático de Música, com a participação dos professores musicais Guilherme Fontainha e José Corsi, tendo como sede provisória o Clube Caixeiral.

- O Conservatório de Música foi o primeiro a ser criado pelo Centro de Cultura Artística do Rio Grande do Sul. Sua primeira diretora foi à professora Vicentina Felizardo Ferreira.

- A primeira sede provisória do conservatório foi no Clube Caixeiral, logo depois a escola passou para o prédio da Avenida Sete de Setembro (Radio Cultura), e a seguir para esquina da Tupy Silveira e Félix da Cunha (Esquina próximo a Escola Estadual Carlos Kluwe) e finalmente para o atual prédio, o Solar da Sociedade Espanhola.

- Em 1926 assumiu a direção a professora Rita Jobim de Vasconcellos, se tornando a principal referência musical da cidade e da instituição.

- Em 1927 a escola foi oficializada pelo Intendente Carlos Mangabeira, passando a se chamar oficialmente Conservatório de Música de Bagé. 

- Em 1937, o prefeito Luiz Mércio Teixeira, elevou o conservatório à categoria de Instituto Municipal, passando a instituição a ocupar definitivamente o Solar da Sociedade Espanhola, antes ocupado pelo Clube Comercial. Neste mesmo ano foi criada a Escola de Artes, como departamento desse Instituto, tendo como objetivo o desenho e a pintura.

- Rita Jobim de Vasconcellos foi a primeira diretora da instituição no Solar da Sociedade Espanhola, atual prédio do Imba.

- Em 2 de julho de 1964 a escola foi reconhecida pelo Governo Federal como curso de ensino superior, recebendo a atual denominação de Instituto Municipal de Belas Artes “Professora Rita Jobim de Vasconcellos”.

- O Imba foi o quarto conservatório de música fundado no Rio Grande do Sul.

- Em atividade é considerado como a segunda escola de música mais antiga do Brasil, ficando atrás apenas da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, antigo Imperial Conservatório de Música.

- O IMBA é mantido pela Prefeitura Municipal de Bagé, através da Secretaria de Cultura e Turismo com o apoio dos Amigos do Imba (Amimba).


Por: Diones Franchi

Foto: Cid Marinho - Fotos Antigas de Bagé