terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cadeia civil - Atual Mercado Público Municipal

Até 1830, a pequena povoação de Bagé não tinha cadeia civil e só em 1832 foi adquirido, para servir de prisão, o velho prédio situado na Av. 7 de Setembro, entre as ruas Conde de Porto Alegre e João Manuel. O prédio pertencia ao capitão Ricardo de Mello Albuquerque, e foi vendido a municipalidade por 3.000.000 de Réis, efetuando- se reformas para adequá-lo a cadeia, com ajuda da população.
O art. 3º  do 1º registro da Câmara de Vereadores- 1847 diz: Os habitantes de nosso município, coadjuvados pela respectiva Câmara e Cadeia.
No livro da Décimas do Município, no ano de 1893, há uma referência da Cadeia Velha na rua 7 de Setembro, 36 ( numeração antiga). Provavelmente seria o atual prédio do restaurante Velho Capitão.
Por diversas vezes, o governo da Província mandou levantar plantas para a edificação de uma nova cadeia, mas ficaram só no projeto.
Em 1900, quando ficou pronto o prédio da Intendência, nele começou a funcionar a nova cadeia.  Mais tarde, por necessidade de mais espaço, mudou- se para a Praça Duque de Caxias, no local do atual Mercado Público de Bagé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário