FERIADO MUNICIPAL - 20 DE JANEIRO
A imagem de São Sebastião foi trazida por militares para Bagé em 1812, proveniente da antiga guarda de São Sebastião (distrito de Dom Pedrito).
São Sebastião foi um soldado romano no fim do século III, merecendo sempre devoção dos militares, tanto no Brasil quanto em Portugal. Foi escolhido para Patrono dos Soldados
Abandonado cAbandonado comoNasceu na França, tornano- se cidadão romano mais tarde, fazendo parte da Guarda Imperial do Dioclesiano- Ûltimo imperador Romano
a perseguir os cristãos. Diocleciano tentou convencê-lo , através de ameaças, mas não conseguiu defendê-lo desistir da idéia de defender os cristãos.Foi preso e entregue a um pelotão de soldados que o amarraram a uma árvore e o executaram com golpes de flechas.
Abandonado como morto, foi socorrido por alguns fiéis. Recuperado, retornou ao Palácio Imperial para tentar dissuadir o Imperador de perseguir os cristãos. Diocleciano mandou prendê-lo novamente e ordenassem a golpes de espada.
Foi sepultado na Via Ápia antiga, em Roma, na Itália. No local tempos depois foi edificada a Basílica de São Sebastião.
As primeiras homenagens a São Sebastião, em Bagé, aconteceram em 1813 e somente foram interrompidas, em torno de 1884 e durante a Revolução de 1893. Após a Revolução Federalista, as comemorações retornaram.
Dia 20 de janeiro é comemorado o dia de São Sebastião. Após uma procissão, uma missa festiva os fiéis se reúnem na Catedral de São Sebastião de Bagé.
No Brasil existem 298 paróquias, que tem São Sebastião como padroeiro. Ele é invocado contra a peste, fome e a guerra.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário