Nasceu em 13 de junho de 1870. Luciana Lealdina de Araújo, foi de Porto Alegre, onde nasceu, para Pelotas. Lá criou o Orfanato São Benedito em 13 de maio de 1901, o qual mantinha com donativos recolhidos na rua. Depois de cumprir sua missão em Pelotas, veio para Bagé em 1908, trazendo 3 filhas adotivas; Avelina, Alice e Julieta. Hospedou-se inicialmente num hotel na Praça da Estação.
Era negra, de estatura elevada. Iniciou vendendo guloseimas na "gare" da viação férrea. Sentimental e cristã, tinha compaixão por crianças abandonadas, chegando a alugar uma casa espaçosa para abrigá-las (na rua Barão do Amazonas). Foi quando mereceu o apoio e o estímulo do Monsenhor Constábile Hipólito, criando o Orfanato São Benedito, em 1909.
De acordo com as pesquisas do Prof. Boucinha, "Mãe Luciana com ajuda de sua amiga Florentina Ferreira, percorria as ruas, angariando donativos para sustentar a nova obra. Também se dedicava à fabricação de balas e doces que, diariamente, vendia aos passageiros dos trens, na estação. "
Parabéns pelo blog Sandra Amélia. Estou pesquisando uma figura histórica de nossa cidade, e realmente é muito difícil encontrar material. Gostei do que li Sobre Mãe Luciana vou fazer o meu trabalho sobre ela tendo como fonte de pesquisa o teu blog. Abraço!
ResponderExcluir